Descubra os sintomas das Hérnias de parede abdominal


A hérnia de parede abdominal é denominada quando através de uma abertura no tecido que protege os órgãos internos do abdome acontece o escapamento de um ou mais órgãos . A abertura pode ser causada pelo enfraquecimento da parede abdominal decorrente de esforços excessivos ou ser uma falha congênita.

As hérnias abdominais são classificadas de acordo com a sua localização e origem. Os tipos mais comuns são as hérnias inguinais, as umbilicais, as epigástricas e as incisionais.

  • Hérnia umbilical: ocorre ao redor do umbigo e em sua maioria são congênitas, entretanto, algumas podem ser adquiridas na idade adulta por causa da obesidade, gravidez ou excesso de líquido no abdômen.
  • Hérnia epigástrica: é o tipo que ocorre através de pequenos defeitos naturais na linha média da parede abdominal superior. Caracteriza-se pelo abaulamento da região abdominal.
  • Hérnia incisional: ocorre em locais do abdômen que já foram submetidos à algum procedimento cirúrgico e ocorrem devido à cicatrização inadequada das incisões. Este tipo de hérnia apresenta altos índices de recidiva e de complicação.
  • Inguinal: pode ocorrer em um ou nos dois lados da virilha, ou seja, na região inguinal, e é muito mais frequente em homens do que em mulheres.

Nem sempre as hérnias dão sinais, principalmente quando são pequenas. No entanto, quando começam a escapar pelos orifícios do abdômen, podem ser reconhecidas com abaulamentos na região ou causarem muitas dores.

As dores relacionadas às hérnias abdominais costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente durante o esforço para evacuar ou tossir.

× AGENDE SUA CONSULTA