Cirurgia de hérnia umbilical (hérnia do umbigo)


– O que é hérnia umbilical? 

É um defeito na parede abdominal na região do umbigo. Nossos órgãos e tecidos internos são mantidos em seu devido lugar graças as camadas de tecido que compõe a “parede abdominal”.

Uma hérnia abdominal é uma área em que esta parede está mais fraca, apresentando um defeito. Esse defeito no umbigo pode acontecer desde o nascimento, sendo congênito, ou desenvolver durante a fase adulta sendo o excesso de peso e múltiplas gestações os principais fatores de risco para desenvolver a hérnia umbilical..

– Quais são os sintomas da hérnia umbilical?

            Geralmente o paciente apresente dor/desconforto na região umbilical e uma saliência (abaulamento) na região do umbigo. Pode acontecer de piorar a dor durante tosse, levantamento de peso ou ao se levantar.

Náuseas, vômitos, dor intensa e abaulamento permanente na região são os sinais de alarme que pode acontecer quando houver uma obstrução intestinal devido a hérnia. 

– Qual o tratamento da hérnia umbilical?

O único tratamento definitivo é a cirurgia de correção do defeito. Porém, nem sempre há necessidade de se operar imediatamente um paciente que foi diagnosticado com a hérnia umbilical. O momento da cirurgia irá depender da sintomatologia associada à hérnia e o estado geral do paciente, ou seja, necessita uma avaliação global do paciente.

– Qual o risco da hérnia umbilical?

Um dos riscos da hérnia umbilical é acontecer do intestino ficar preso nesse defeito da parede abdominal (conhecida como hérnia encarcerada), em alguns casos até ficando o conteúdo da hérnia sem irrigação sanguínea, tornando-se uma cirurgia de urgência.

– Como é a cirurgia?

A cirurgia de hérnia umbilical é um procedimento de baixa complexidade e ocorre com o objetivo de corrigir o defeito existente de parede abdominal umbilical. O fechamento do defeito pode ser realizando com pontos e pode ser utilizado o auxílio da tela em alguns casos.

A maioria das cirurgias de correção de hérnia umbilical é realizada através da própria incisão umbilical, o que confere um resultado estético satisfatório e amplo acesso cirúrgico pelo cirurgião. 

Utilizamos o ponto intradérmico para a pele, tendo um melhor resultado estético e não necessita retirar os pontos no consultório.

– Sempre será utilizada tela?

As telas são utilizadas somente em hérnias umbilicais maiores ou em casos de recidiva.

– Como será após a cirurgia?

Paciente geralmente recebe alta do hospital no mesmo dia ou um dia após o procedimento. A recomendação das sociedades internacionais de estudo em hérnias de parede abdominal é que o paciente mantenha repouso relativo por 2 a 3 dias em casa. Podendo caminhar em casa e até subir escadas. As atividades físicas estão liberadas após 30 dias da cirurgia.

× AGENDE SUA CONSULTA