Cirurgia de hérnia inguinal


– O que é hérnia inguinal?

É um defeito na parede abdominal na região da virilha, são as hérnias da parede abdominal mais comuns. Uma hérnia abdominal é uma área em que a parede abdominal está mais fraca, apresentando um defeito.

A hérnia inguinal pode acontecer desde o nascimento, sendo congênito, ou desenvolver durante a fase adulta em decorrência de grande esforço físico em trabalho ou academia, predisposição genética, obesidade e tabagismo. Este tipo de hérnia é mais comum em homens.

Este defeito na região inguinal pode conter protrusão de parte do intestino ou até parte da gordura pertencente ao intestino. A dor é ocasionada pela compressão de tais estruturas na hérnia.

Um dos riscos da hérnia inguinal é acontecer do intestino ficar preso nesse defeito da parede abdominal (conhecida como hérnia encarcerada), em alguns casos até ficando o conteúdo da hérnia sem irrigação sanguínea, tornando-se uma cirurgia de urgência.

– Quais são os sintomas da hérnia inguinal?

            Geralmente o paciente apresenta dor na região da virilha e uma saliência (protuberância) principalmente quando faz força. Pode acontecer de piorar a dor durante levantamento de peso/esforço físico, tosse ou ao se levantar, e sentir alivio durante o repouso ou quando deita.

Náuseas, vômitos, dor intensa e abaulamento permanente na região são os sinais de alarme que pode acontecer quando houver uma obstrução intestinal devido a hérnia. 

– Como é feito o diagnóstico?

            É realizado por meio das queixas do paciente e pelo exame físico, com palpação da região da virilha. Em alguns casos é necessário o auxílio do exame de imagem como o ultrassom ou tomografia.

– Qual o tratamento?

O único tratamento definitivo é a cirurgia. Não adianta usar cintas ou diminuir esforço físico como forma de cura desta hérnia. O tratamento cirúrgico evita que ocorra as complicações relacionas a hérnia.

O tratamento é normalmente realizado por videolaparoscopia com correção do defeito associado a utilização de uma tela cirúrgica, que irá fortalecer essa região enfraquecida. A tela irá formar uma barreira para não entrar alça de intestino ou gordura na hérnia inguinal.

– Como é a cirurgia da hérnia inguinal?

A cirurgia de hérnia inguinal é realizada preferencialmente por videolaparoscopia, é uma forma minimamente invasiva, realizada através de pequenos cortes. O reparo da hérnia na virilha é uma das operações mais comumente realizadas.

Inserimos uma câmera e dois instrumentos cirúrgicos em pequenas incisões para que o cirurgião possa corrigir o defeito da parede abdominal e colocar a tela cobrindo a região. As vantagens deste método é retornar antes ao trabalho, menos dor no pós operatório, alta hospitalar precoce, ou seja, permite com que o paciente retorne às suas atividades do cotidiano mais rápido. Utilizamos o ponto intradérmico para a pele, tendo um melhor resultado estético e não necessita retirar os pontos no consultório.

– Como será após a cirurgia?

Paciente geralmente recebe alta do hospital um dia após o procedimento. A recomendação das sociedades internacionais de estudo em hérnias de parede abdominal é que o paciente mantenha repouso relativo por 2 a 3 dias em casa. Podendo caminhar em casa e até subir escadas.

As atividades físicas mais leves estão liberadas após 30 dias da cirurgia. Deve-se evitar levantar pesos ou academia por 07 semanas permitindo que o processo cicatricial em volta da tela cirúrgica ocorra de maneira adequada.

× AGENDE SUA CONSULTA