Cirurgia da Vesícula Biliar


– O que é vesícula biliar e para que serve?

É um órgão em forma de pera, localizado próximo ao fígado. Sua função é armazenar a bile (líquido produzido pelo fígado) que será liberada no duodeno. A bile auxilia na digestão e absorção das gorduras no intestino. Quando ingerimos alimentos a vesícula se contrai para esvaziar a bile que há nela.

– Para quem está indicado a cirurgia da vesícula biliar?

Está indicado para quem tem cálculo (pedra), pólipos ou tumores na vesícula biliar.

A cirurgia é chamada de colecistectomia (remoção da vesícula biliar).

O objetivo da cirurgia é eliminar os sintomas e evitar as complicações possíveis de quem tem ´´pedra´´ na vesícula.

– Como é formado o cálculo (pedra) na vesícula biliar?

É chamado de colelitíase. A maioria dos cálculos é formada pelo colesterol, com o excesso desta substância concentrada na bile, em determinada condição, o líquido pode se solidificar formando os cálculos.

Os fatores de risco para desenvolver são: obesidade, hábito alimentar (dieta rica em gordura), sedentarismo, história familiar de pedras na vesícula, idade acima de 40 anos, gestação, emagrecimento rápido.

– Quais são os sintomas de cálculo na vesícula?

Paciente pode não sentir absolutamente nada. Caso tenha sintoma, pode ser variado, geralmente ocorre dor em cólica no andar superior do abdome, do lado direito A dor pode acontecer após ingesta de alimentos ricos em gordura. Além da dor abdominal pode ocorrer vômitos e até amarelão (icterícia).

– Como é o diagnóstico?

O exame mais utilizado para diagnosticar é o ultrassom do abdome. Em alguns casos é solicitado a ressonância magnética.

– Quais os riscos de não operar?

– Os cálculos na vesícula biliar podem causar a inflamação deste órgão (chamado de colecistite).

            – O cálculo pode migrar para ducto biliar principal, chamado de colédoco (ducto que comunica o fígado ao duodeno), pode ocorrer a colangite. Essa inflamação causada pela obstrução da bile, leva a um quadro infeccioso importante, com grande morbidade.

            – O cálculo que migrou, também pode inflamar o pâncreas (chamado de pancreatite). Em alguns casos pode ser muito grave.

            – Em casos de pólipos que estão crescendo, tem o risco de se tornar maligno.

– Como é a cirurgia de retirada da vesícula biliar?

Cirurgia chamada de colecistectomia.

Quando a cirurgia é realizada de forma programada, sem sinais de inflamação, é considerada de baixo risco, com uma recuperação rápida.

Cirurgia geralmente realizada por videolaparoscopia, através de pequenos portais (4 pequenas incisões de 1 a 0,5 cm) no abdome, com menos dor no pós operatório, cirurgia mais rápida, melhor esteticamente e retorno mais cedo ao trabalho. Utilizamos o ponto intradérmico para a pele, tendo um melhor resultado estético e não necessita retirar os pontos no consultório.

– Como será a recuperação no pós-operatório?

            Nos casos de cirurgia programada, geralmente o paciente recebe alta hospitar um dia após o procedimento ou até no mesmo dia. Está liberado para atividades rotineiras como subir escadas, caminhadas pela casa, ir até o banheiro.

A nutricionista irá passar antes da alta hospitalar com as orientações sobre a dieta (comida mais leve no pós-operatório).

 A liberação para atividade física com carga é liberado no consultório após avaliação.

Em casos de cirurgia durante processo inflamatório/infeccioso, poderá ficar mais tempo internado, até melhora do quadro.

× AGENDE SUA CONSULTA