O balão intragástrico é uma opção para o tratamento da obesidade. Este método consiste na introdução de um balão inflável de silicone dentro do estômago por endoscopia (não necessita de cirurgia). O balão é insuflado com cerca de 500-600 ml de líquido, com a finalidade de reduzir a capacidade do estômago, diminuindo apetite e a ingestão de alimentos.
Por ser um procedimento transitório (balão permanece por 6 meses a 1 ano), é importante a adaptação do paciente às mudanças comportamentais, práticas regulares de exercício físico que junto com a reeducação alimentar evita-se o reganho de peso após retirada do balão.
– Para quem está indicado?
– Pacientes com sobrepeso, que precisam perder peso ou não conseguem com medidas habituais;
– Pacientes que não querem realizar cirurgia;
– Pacientes sem indicação cirúrgica com IMC ≥ 27 kg/m2;
– Pacientes superobesos (IMC acima de 50 kg/m2) com alto risco cirúrgico, sendo um procedimento prévio a cirurgia bariátrica.
– Quais os benefícios do balão gástrico para perda de peso?
O balão gástrico reduz a capacidade do estômago, promovendo uma saciedade precoce, menor ingesta alimentar e perda do apetite, auxiliando no emagrecimento.
Há uma perda média de 10% a 20% do peso total inicial.
É considerado um tratamento de baixo risco, não necessitando de cirurgia.
– O balão gástrico promove algum incômodo?
É possível que ocorra náusea e vômito principalmente nos primeiros dias após introdução do balão. Após esta primeira fase de adaptação, não há outros incômodos durante a utilização do balão.
– Quanto tempo posso ficar com o balão no estômago?
O tempo varia entre 6 a 12 meses, de acordo com a necessidade do paciente e o tipo de balão adotado.
– Como é feita a colocação do balão intragástrico?
É feito por endoscopia, em ambiente hospitalar, com sedação realizada por anestesista. O procedimento é rápido e o paciente recebe alta no mesmo dia.
– Como é feita a retirada do balão intragástrico?
É retirado por endoscopia, sendo aspirado o líquido e retirado o balão. Procedimento simples e seguro.
– Após retirada do balão irei reganhar o peso?
Para manutenção da perda de peso, é muito importante que o paciente mantenha a reeducação alimentar, pratique regularmente atividade física, e mantenha o acompanhamento médico.